História do Ipasgo fundação em 1962 Referência em Saúde Pública no Brasil

 

Origem do Ipasgo

O Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde) é hoje referência nacional na área de assistência à saúde, oferecendo uma ampla rede credenciada de profissionais, clínicas, laboratórios e hospitais para cerca de 600 mil beneficiários. A chegada do novo milênio motivou o Ipasgo Saúde a planejar e adotar um novo modelo organizacional com foco no cliente, parcerias com benefícios mútuos, equilíbrio financeiro, produtividade e gestão transparente, visão, missão e planejamento estratégico.

Em sua origem, o Ipasgo Saúde funcionava como um grande guarda-chuva, que abrigava todos os benefícios aos servidores estaduais. Com o desenvolvimento do Estado e da sua máquina administrativa, foi transferindo obrigações a outros órgãos, cuidando exclusivamente hoje da assistência à saúde. O grupo original a ser atendido são os servidores estaduais e seus dependentes. Mas o Ipasgo Saúde está autorizado a firmar convênio com outras estruturas públicas, como prefeituras e câmaras municipais, para prestar os seus serviços.

A definição de metas e objetivos gerou conceitos e atitudes incorporados a essa nova filosofia gerencial. As ações empreendidas resultaram em saneamento das contas, descentralização administrativa, humanização do atendimento, agilidade nos processos e desenvolvimento de programas especiais.

A consolidação do novo modelo organizacional veio, inicialmente, com os resultados da Lei nº 14.081, que instituiu o Ipasgo em abril de 2002, e, recentemente, teve sua personalidade jurídica alterada em 20 de abril de 2023 pela Lei 21.880/2023, que estabeleceu os fundamentos para a atual estrutura da instituição. Apesar da assistência ser facultativa para o servidor, o número de adesões ao Ipasgo cresce a cada dia, demonstrando a credibilidade que o Instituto desfruta junto aos seus usuários, à rede credenciada e à sociedade.

Os desafios, no entanto, continuam, e o Ipasgo não os ignora. Ao contrário, monitora diariamente seus processos com o objetivo de promover melhorias nas áreas necessárias, sempre levando em conta sua história, seus usuários e colaboradores.O Instituto pode ser traduzido hoje por palavras como modernidade, competitividade e transparência. Veja a seguir o histórico do Ipasgo desde a sua criação até os dias atuais, com a relação de todos os dirigentes que já passaram pelo órgão.

Década de 60 

Em 22 de outubro de 1962, no governo de Mauro Borges, através da Lei nº 4.190, nascia o Ipasgo - Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Goiás, entidade autárquica e estadual, dotada de personalidade jurídica de direito público interno, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. O primeiro presidente foi Jahyr Abrão Estrela, e o Instituto foi instalado na Rua 01 com a Avenida Goiás, no Centro de Goiânia.

Presidentes:

- Jahyr Abrão Estrela de 29/11/62 a 31/01/66
- Luiz Fernando da Silva de 01/02/66 a 12/03/71

Década de 70

Em 1971 o Ipasgo transfere-se para sede própria à Rua 02, Centro, no Edifício Rio Vermelho. O ano de 1972 é marcado pelo início do funcionamento da área odontológica, que ficava na Avenida Anhanguera, onde hoje é o prédio do Palácio do Comércio. Os cirurgiões dentistas eram do próprio Instituto. Nessa época não existiam odontólogos credenciados como hoje. Diferente do atendimento na área médica, onde o Ipasgo fez opção desde o início pela rede credenciada.

Presidentes:

- Luiz Fernando da Silva de 01/02/66 a 12/03/71
- Ary Jacomossi de 05/05/71 a 15/03/75
- Oscar Soares de Azevedo Júnior de 15/03/75 a 07/06/76
- Fued Taufic Rassi de 07/06/76 a 15/03/79
- José Ferreira Pires Filho de 16/03/79 a 08/02/83

Década de 80

Em 12 de maio de 1983, pelo Decreto nº 2.215, é criada a primeira Diretoria Administrativa do Ipasgo, que substituiu o Departamento de Administração. O primeiro diretor foi Adhil de Amorim. Em 1987 o Ipasgo tem, pela primeira vez, uma mulher no cargo de diretora. Graciara Matos de Azevedo foi diretora de Assistência no período de março de 1987 a março de 1988. Em 1983 é aberta a Farmácia do Ipasgo, com a proposta de levar aos segurados medicamentos com 40% de desconto. Na época, o benefício era inédito no país. As farmácias distribuíram também gratuitamente os remédios da Central de Medicamentos - (CEME).

Presidentes:

- José Ferreira Pires Filho de 16/03/79 a 08/02/83
- Joceli Machado de 09/02/83 a 14/03/83
- Luís Rassi de 15/03/83 a 05/02/86
- José Quinan de 05/02/86 a 13/03/87
- Lício Gabriel Borges de Andrade de 15/06/87 a 05/01/90

Década de 90

Em março de 1999 o Ipasgo muda para sua atual sede, no Setor Pedro Ludovico. Nela são centralizados todos os serviços oferecidos, além da área administrativa. O Departamento Odontológico foi o último a se mudar para o edifício-sede.

Presidentes:

- Lício Gabriel Borges de Andrade de 15/06/87 a 05/01/90
- Roberto Maia Arantes de 01/02/90 a 15/03/91
- Carlos Luz Elias de 15/03/91 a 07/02/94
- Bento Xavier de Almeida de 07/02/94 a 31/12/94
- Délio de Souza Bastos de 01/01/95 a 12/05/97
- José de Fátimo Moreira de 12/05/97 a 02/04/98
- Arédio Teixeira Duarte de 02/04/98 a 21/11/98
- Naudiomar Elias de Souza de 22/11/98 a 31/12/98
- Gedyr Vieira da Silva Júnior de 01/01/99 a 09/11/99
- Jeovalter Correia dos Santos de 09/11/99 a 31/12/01

Século 21-- A partir de 2001

Em dezembro de 2001, o IPASGO foi recomendado para a certificação NBR ISO 9001:2000, sendo o primeiro Instituto de Assistência e Previdência no país a ter seus serviços certificados, segundo normas internacionais de qualidade. Fato que lhe confere um marco tão importante quanto o de 1962, quando foi criado. As melhorias implantadas no órgão e os resultados que culminaram na certificação NBR ISO 9001:2000 do Instituto em 2002, foram possíveis graças a uma administração honesta, transparente e que priorizou a política do foco no cliente.

A década marca a preocupação do Ipasgo em atingir a sua máxima de qualidade, atendendo aos princípios da gestão da qualidade. Garantindo esse salto, em 2009 o Instituto chega aos 47 anos com quase 700 mil usuários, mais de 5,4 mil prestadores de serviços e 11 regionais distribuídas e postos de atendimento espalhados em todo o Estado.

Vários programas que beneficiam diretamente seus usuários são oferecidos como o Ipasgo Domiciliar, que atende pacientes oncológicos em fase terminal, dependentes de oxigênio e doentes crônicos. Eles são assistidos por uma equipe multidisciplinar que apoia também seus familiares. O programa foi criado para diminuir o ônus para o Ipasgo com  internações recorrentes. O Programa de Apoio Social (PAS) é outro benefício que consiste do desconto concedido na coparticipação para o servidor estadual ativo e inativo e seu grupo familiar após avaliação socioeconômica para os tratamentos crônicos e onerosos.

O Instituto, adeso ao Programa Qualidade Goiás, foi premiado em todas as edições do Prêmio Qualidade do Governo de Goiás - PPQG, que foi instituído em 2000 pelo Governo, com o objetivo de resgatar o verdadeiro valor do serviço público, disseminando ideias sobre os benefícios da qualidade, a importância da participação do servidor no processo de mudança e a busca contínua pela qualidade no serviço público, bem como melhorias no desempenho dos serviços prestados.

Todos dentro do Instituto sabem que essa conquista não é um fim em si mesmo, mas um caminho, um norte, uma ferramenta de gestão, uma vitrine que precisa ser polida diariamente, para poder continuar com esse brilho que lhe é conferido com muito trabalho e dedicação. Os colaboradores do Ipasgo são conscientes da sua responsabilidade e dispostos, cada um na sua função, a continuar desempenhando o seu papel de fazer do Instituto uma referência junto aos seus usuários/clientes e toda a sociedade.

Ao longo do tempo, vários canais de comunicação com o Instituto foram criados. Em 2018 chega com atendimento ao cliente pelo 0800, aplicativo Ipasgo Fácil, internet, postos de atendimento Vapt-Vupt e nas 17 Regionais e Postos de Atendimento no interior do Estado. Para garantir a manutenção da certificação do sistema de gestão da qualidade, o Ipasgo sempre investe na qualificação de seus colaboradores e na modernização de sua gestão.

Entre as principais conquistas do Ipasgo nos últimos anos estão:

  • Certificação ISO 9001;
  • Padronização do atendimento;
  • Informatização total dos procedimentos do Ipasgo;
  • Criação da Ouvidoria - canal de comunicação com o cliente;
  • Criação de canais de atendimento pela Central 0800, pelo site www.ipasgo.go.gov.br e pelo aplicativo Ipasgo Fácil;
  • Cartão Magnético - projeto Ipasgo sem fila, que possibilita atendimento descentralizado, ágil e de qualidade aos usuários;
  • Página na internet - oferecendo vários serviços on-line;
  • Utilização de redes sociais para divulgação das inovações do plano de saúde;
  • Faturas eletrônicas - envio pela internet da prestação de serviços de assistência à saúde das entidades e profissionais credenciados junto ao Instituto;
  • Auditoria eletrônica corretiva - programa de análise informatizada da fatura eletrônica que subsidia o auditor de informações detalhadas do atendimento prestado ao segurado;
  • Auditoria eletrônica autorizativa - programa de autorização de procedimentos baseado em dados informatizados;
  • Mapeamento de processos - agilização no fluxo dos processos;
  • Ampla cobertura médica;
  • Isenção total de coparticipação em quimioterapia e radioterapia;
  • Implantação do Pronto Socorro Pediátrico — unidade que funciona 24 horas por dia no atendimento de urgência e emergência pediátrica;
  • Implantação da Unidade de Atendimento Médico Ambulatorial do Ipasgo — unidade que oferece consultas eletivas em especialidades com déficit de profissionais no mercado.
  • Construção e inauguração da primeira ala do Hospital do Servidor Público.

Presidentes:

- Jeovalter Correia dos Santos de 10/11/99 a 31/12/2001
- Antônio Bauer Maciel Batista de 01/01/02 a 31/12/2002
- Wanderley Pimenta Borges de 01/01/03 a 12/12/2005
- Nelson Siqueira de Moraes de 12/12/05 a 17/08/2007
- Alberane de Sousa Marques de 17/08/07 a 01/05/2008
- Geraldo Lemos Scarulles de 02/06/2008 a 31/12/2010
- José Taveira Rocha de 01/01/2011 a 16/05/2012
- Sebastião Ferro de Moraes de 16/05/2012 a 03/09/2012
- Francisco Taveira Neto de 03/09/2012 a 31/08/2017
- Romeu Sussumu Kuabara de 31/08/2017 a 09/04/2018
- José Carlos Siqueira de 09/04/2018 a 06/02/2019
- Silvio Fernandes de 08/01/2019 a 01/07/2020
- Hélio José Lopes de 01/07/ 2020 a 20/09/2021
- Ismael Alexandrino de 20/09/2021 a 12/11/2021
- Leonardo Lobo Pires de 13/11/2021 a 05/04/2022
- Vinicius de Cecílio Luz de 19/04/2022 a 28/08/2023
- José Orlando Ribeiro Cardoso de 29/08/2023 a 19/06/2024
- Vinicius de Cecílio Luz de 20/06/2024 a 28/02/2025
- Paulo Rogério Bragatto Battiston (interino) de 28/02/2025 a 10/03/2025
- Bruno Magalhães D'Abadia de 11/03/2025 até o momento